Sistema Respiratório Humano

Faringe – continuação das fossas nasais, constitui a passagem comum do ar em direcção à traqueia, e dos alimentos, em direcção ao esófago.
Laringe – situada entre a faringe e a traqueia; durante a deglutição, a laringe eleva-se ao mesmo tempo em que a epiglote fecha o orifício de comunicação com a faringe, impedindo que o alimento entre na traqueia. No interior da laringe encontram-se as cordas vocais.
Traqueia– um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, formado por uma série de anéis cartilaginoso, que o mantêm aberto.
Brônquios – as duas ramificações da traqueia, direita e esquerda, que penetram nos pulmões. No interior dos pulmões, os brônquios ramificam-se em tubos cujo diâmetro vai diminuído à medida que se subdividem, reduzindo-se finalmente a finíssimos canais, denominamos bronquíolos. Estes terminam nos alvéolos pulmonares.
Alvéolos Pulmonares: estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde ocorre a Hematose Pulmonar.
Pulmões – são dois órgãos de consistência esponjosa, situados no tórax. Há entre eles um espaço denominado mediastino. É nos pulmões que o oxigénio do ar passa para o sangue e o gás carbónico do sangue passa para o ar atmosférico. Por essa razão, os dois pulmões são considerados os órgãos essenciais da respiração.Hematose Pulmonar
Actividades/Passatempos
Sistema Respiratório dos Peixes
Contrariamente ao Homem e a outros mamíferos, os peixes não precisam de vir à superficie da água para respirar, pois possuem um Sistema Respiratório que lhes permite realizar as trocas gasosas directamente com a água.
Actividades / Passatempos